quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O capitalismo


É um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas.

Primeira Fase - Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo: essa fase estende-se do século XVI ao XVIII, iniciando-se com as Grandes Navegações e Expansões Marítimas Européias. O acúmulo de riqueza era gerado por meio do comércio de especiarias e matérias-primas não encontradas em solo europeu.


O capitalismo comercial estruturava-se na circulação de mercadorias. Entre os Séculos XVI e XVIII, a divisão internacional do trabalho apresentava-se polarizada pelas potências comerciais européias, e a periferia preenchida pela Ásia, África e América, formando uma rede de fluxos mundial.


Segunda Fase - Capitalismo Industrial: inicia-se com a Revolução Industrial. O acúmulo de riqueza provinha do comércio de produtos industrializados das fábricas européias.

O capitalismo industrial estruturava-se na produção de mercadorias. No Século XIX, a Inglaterra (nação pioneira neste processo) e a Europa Ocidental foram abarcadas pelo processo de Industrialização e uma nova divisão internacional do trabalho foi gerada.


Terceira Fase - Capitalismo Monopolista-Financeiro: iniciada no século XX (após o término da Segunda Guerra Mundial) se estende até os dias de hoje. O acúmulo de riqueza é gerado pelo surgimento de grandes corporações que produzem seus produtos em diversas partes do mundo, buscando a redução de custos, e pela movimentação desses lucros auferidos, visando à sua multiplicação, por meio do sistema financeiro.



Esse sistema teve início a partir das grandes navegações ocorridas no século XV e XVI. Nesse período as potências européias exploravam as riquezas das colônias asiáticas, africanas e americanas. Os fundamentos da exploração das colônias estão baseados nas políticas econômicas mercantilistas, cujos pontos principais são:

I-BALANCA COMERCIAL
II-MONOPÓLIOS
III-PROTECIONISMO
IV-METALISMO Essa política era definida pelo pacto colonial. Na qual as metrópoles garantiam seus interesses econômicos.


O capitalismo financeiro estrutura-se nos mercados de capitais. No Século XX, a união entre o capital bancário e a indústria, particularmente após a 2ª Guerra Mundial, levou a formação de uma nova divisão internacional do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário